Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ALGACI TULIO LAMENTA MORTE DA DRª ZILDA ARNS

Autor do projeto de lei nº 25, de 2001, que dá o título de Cidadã Honorária do Paraná à Drª Zilda Arns, o vereador Algaci Tulio e ex-deputado estadual do Paraná, lamenta profundamente o falecimento da doutora Zilda Arns, que, segundo ele, é um ícone da sociedade brasileira.

A médica pediatra e sanitarista, de 75 anos, morreu durante um terremoto no Haiti, nesta terça-feira (12), onde foi para participar de um encontro missionário em uma entidade chamada CIFOR.US e estava hospedada na sede episcopal.

Nascida em Santa Catarina, Zilda veio para Curitiba em 1959, onde concluiu o curso de medicina. Em 1983 fundo e passou a coordenar a Pastoral da Criança, um organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Com sede em Curitiba, a Pastoral presta atendimento às crianças nas áreas de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade.

As ações da Pastoral, envolvem cerca de 80 mil voluntários no acompanhamento de mais de 3 milhões de crianças de até seis anos de idade, e 22 mil comunidades pobres do país.

Durante os anos de trabalho à frente da Pastoral, Zilda recebeu inúmeros prêmios, entre eles, uma menção especial da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), como personalidade brasileira de destaque no trabalho pela saúde da criança, e foi indicada três vezes ao prêmio Nobel da Paz.
O corpo de Zilda Arns chegará ao Brasil nesta sexta-feira, 25, e será velado no Palácio das Araucárias. O governador Roberto Requião, decretou luto oficial de 3 dias no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário