Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

FÉRIAS, UMA BOA OPORTUNIDADE PARA DAR ENTRADA NA APOSENTADORIA

Para falar sobre assuntos relacionados à Previdência Social, o apresentador do Espaço da Cidadania (Canal 9), Algaci Tulio, recebeu a chefe do Serviço de Reconhecimento Inicial do INSS, Luciana Krachuki, que esclareceu dúvidas dos telespectadores, nesta terça-feira (12).

Segundo Krachuki, devido às férias, o início do ano é um ótimo momento para iniciar o processo de aposentadoria, pois muitas pessoas estão viajando e há menos fila e, consequentemente, não há acúmulo de serviço.

Ela também informou que é possível que pessoas que moram fora do Brasil recolham o INSS: “Primeiramente, nós aconselhamos que a pessoa atualize o cadastro e vá fazendo o recolhimento através de um familiar que esteja aqui, ou por débito em conta corrente. Existem também, de acordo com a chefe de serviços do INSS, “alguns países que possuem acordo internacional com o INSS, como países do Mercosul; da Europa, como a Itália e Portugal, em que as contribuições previdenciárias feitas lá, podem ser computadas em uma aposentadoria no Brasil e vice-versa”.

Mais informações podem ser obtidas nas Unidades do Inss, através do site: http://www.previdencia.gov.br/ e também pelo telefone: 135

Nenhum comentário:

Postar um comentário