Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VEREADOR COBRA INVESTIGAÇÃO DE POSSÍVEL CAIXA 2 DE BETO RICHA

Na tarde de 24 de julho deste ano, os vereadores da bancada de oposição da Câmara de Curitiba assinaram requerimento para instalação de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para apurar denúncias de caixa 2 na reeleição do prefeito Beto Richa. Para que a CPI pudesse ser votada em plenário, os vereadores precisavam de no mínimo, 13 assinaturas. Conseguindo apenas 6 assinaturas, a CPI não pôde ser levada adiante.

A suspeita de caixa 2 surgiu a partir de denúncias sobre pagamento e propostas de vantagens oferecidas à candidatos do PRTB para que desistissem da disputa a uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba, para apoiar Richa na reeleição (2008). Segundo o coordenador do comitê pró-Beto formado por dissidentes do PRTB, Alexandre Gardolinski, esse dinheiro não foi declarado à Justiça Eleitoral, o que caracteriza caixa 2.

O último parecer sobre o caso, dado pelo procurador regional eleitoral do Paraná, Néviton de Oliveira Batista Guedes, isentou Richa de ter participado do esquema, mas a hipótese de caixa 2 continua sendo investigada

O vereador Algaci Tulio, líder do PMDB na Câmara Municipal de Curitiba, questiona: “Afinal de contas, de onde veio o dinheiro que foi distribuído aos candidatos a vereador do PRTB para que eles não participassem da campanha e apoiassem Beto Richa?”

Tulio vê a possibilidade de CPI como nula, uma vez que a maioria dos vereadores apóia Richa. Segundo ele, o ideal, e a única alternativa, é a oposição continuar acompanhando a investigação e auxiliando a Justiça Eleitoral no que for necessário para que haja a resolução do caso.

(Foto: Andressa Katriny)

Nenhum comentário:

Postar um comentário