Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

AGÊNCIAS BANCÁRIAS SÃO MULTADAS POR DESCUMPRIREM LEI MUNICIPAL

Quatro agências bancárias foram multadas por descumprirem a lei municipal do biombo (12.812/2008), na tarde de hoje (04). Tanto as multas quanto as outras duas notificações, e a aprovação de três agências que estavam adequadas à lei, foram realizadas por dois fiscais da prefeitura, que acompanharam os vereadores nas vistorias. “Podemos observar que, apesar das quatro multas, três agências vistoriadas no ano passado, se preocuparam com a segurança dos clientes e instalaram os biombos, disse o vereador Algaci Tulio (PMDB).

Antes da aplicação das multas, houve o trabalho de notificação de todas as agências bancárias de Curitiba pela secretaria municipal de urbanismo, e também as primeiras visitas dos parlamentares, estas realizadas em agosto do ano passado, momento em que orientaram e alertaram os gerentes para a importância da lei na segurança de seus clientes, e também entregaram uma cópia da lei com um prazo de 60 dias para que eles fizessem as adequações, antes de uma nova fiscalização.

Durante a fiscalização, os vereadores encontraram algumas dificuldades, como em um dos bancos em que, uma funcionária, ao ver a equipe de fiscalização e os parlamentares, já no interior da agência, disse que os mesmos não tinham permissão para estarem ali, no piso superior, onde ficam os caixas. Tulio disse que precisava da compreensão dela, uma vez que já estavam dentro da agência, com a permissão de um funcionário, realizando um trabalho em favor da sociedade. O bate-boca continuou, e só teve fim com a saída dos parlamentares, assessores, e fiscais da prefeitura, de dentro do estabelecimento. As demais agências, tanto as que foram multadas, quanto as notificadas, o que não foi o caso desta, receberam toda a equipe de fiscalização sem maiores problemas.

As agências multadas e notificadas prometeram que irão se adequar à lei. A multa é de R$200, e na reincidência, há a dobra do valor, até chegar em R$25 mil. Agora, a fiscalização fica por conta das regionais da prefeitura, que deverão iniciar um trabalho a partir da próxima semana.

O autor da lei, o vereador Paulo Frote (PSDB), também participou da vistoria.

HISTÓRICO DAS VISTORIAS

As multadas foram duas agências do Bradesco, uma na Rua XV e outra na Marechal Deodoro, o Unibanco, também na Marechal, e o Itaú da Monsenhor Celso; as notificadas foram a Caixa Econômica Federal, da praça Carlos Gomes, e o Banrisul, da Marechal Floriano Peixoto; já o Banco Real, o Santander e o Safra, estavam em conformidade com a lei.

(Foto: Irene Roiko)

Nenhum comentário:

Postar um comentário