Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A ENXAQUECA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA AO SONO

Um mal que ainda não foi inteiramente compreendido pela ciência, na maioria dos casos, a enxaqueca não oferece cura. É uma doença que pode ter origem genética, com a ingestão de substâncias, falta de sono, estresse, depressão e ansiedade. De cada quatro mulheres com o problema, que buscam ajuda médica, há apenas um homem na mesma situação, isso se dá devido a Influência hormonal e a diferença dos exercícios que fazem.

Esse foi o tema de mais um Espaço da Cidadania (canal 9), em que Algaci Tulio recebeu no estúdio da Paraná Educativa, o neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Paulo Rogério Bittencourt, que prestou esclarecimentos aos telespectadores.

Segundo o neurologista, o principal motivo das enxaquecas são os hábitos de vida. Uma noite mal dormida, por exemplo, é um fator preponderante para a dor se manifestar: “A enxaqueca está diretamente ligada ao sono. Se a pessoa dormir um sono normal, relaxar a musculatura durante a noite, diminuirá muito a chance de dor de cabeça do tipo enxaqueca”.

“Além de uma boa noite de sono, prestar atenção no calçado também é importantíssimo”, afirma o Drº Bittencourt. “No verão, principalmente na praia, andamos descalços com mais freqüência, causando um impacto na coluna e, como conseqüência, vem a dor de cabeça”. De acordo com ele, “é essencial utilizar calçados com amortecedor ou um pequeno salto, e evitar andar com os pés diretamente no chão ou com rasteirinhas, e calçados que não ofereçam proteção aos pés e diminuam os impactos na coluna”.

Fazer alongamento, evitar movimentos que forcem demais a coluna, são indicações de Bittencourt para as pessoas que apresentam constantes dores de cabeça, além, é claro, da busca ajuda de um médico de confiança, mesmo que não seja neurologista, para receber instruções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário