Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA VAI AMPLIAR O TEMPO DE TRABALHOS LEGISLATIVOS

A Câmara Municipal de Curitiba vai alterar a Lei Orgânica da Capital para aumentar o tempo de trabalho legislativo dos vereadores. Atualmente, os trabalhos legislativos funcionam apenas 9 meses por ano, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro, com 3 meses de recesso parlamentar.

Pela proposta do Vereador Algaci Tulio, a Câmara Municipal deve adotar o calendário da Câmara dos Deputados, de outras Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, que funciona de 02 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro, com 55 dias de recesso.

Na opinião do Vereador Algaci Tulio, é possível diminuir ainda mais o recesso parlamentar: “a Câmara Municipal pode avançar e adotar um calendário mais extensivo de trabalhos legislativos, com 11 meses de trabalho e apenas 1 mês de recesso, o que significa que teremos 15 dias de recesso no mês de julho e 15 dias entre os dias 20 de dezembro e 05 de janeiro”.

O recesso não significa férias dos vereadores, mas apenas que nesse período não haverá reuniões das Comissões, momentos em que se discutem a legalidade e justificativa dos projetos de leis, nem sessões plenárias, quando todos os vereadores se reúnem para aprovar as alterações ou novas leis.

Por serem eleitos para o cargo, os parlamentares não têm direito à férias anuais de 30 dias como todos os demais trabalhadores, servidores públicos e comissionados. Durante o recesso, todos devem continuar com o seu trabalho de atendimento ao cidadão, de visita às comunidades, além da realização de estudos e trabalhos internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário